Artistas colorem pilares de 5 metros de altura (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
O viaduto Engenheiro Domingos Iglesias Valério, conhecido como viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, "ganhou vida" nos últimos dias, com as obras de arte de artistas regionais. Em cada pilar, há uma arte diferente. Entre os artistas que participam do projeto, intitulado "Cidade Viva", estão Gervane de Paula, Victor Hugo e Régis Gomes.
Ao todo, nove artistas plásticos assumiram o desafio de enfeitar a obra, que foi inaugurado em 2013, a fim de melhorar o trânsito para a Copa do Mundo de 2014.
Em uma das obras, Gervane de Paula destacou o romantismo de um jovem, que canta na janela de uma casa para tentar conquistar uma jovem. "Pensei no romantismo que não está mais em alta e mostrar as antigas casas cuiabanas, com quintais arborizados", explicou o artista.
Doze pilares de concreto, que sustentam o viaduto que tem 325 metros de comprimento e nove de altura, estão sendo pintados.
Odete Venâncio e Zilda Barradas pintaram juntas. Odete afirmou que foi um grande desafio, por causa da altura. "Por causa da altura, da dimensão desse projeto, mas vencemos e está aí a obra", disse.
Viaduto do Despraiado foi inaugurado em 2013 para a Copa (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
O artista Gervane de Paula pintou dois pilares. Em um deles, optou por uma obra que mostra a felicidade de uma criança ao som do saxofone e, no outro, elementos regionais.
As obras foram inspiradas na capital rumo aos 300 anos. O "presente" de aniversário tem que estar pronto até sábado (8). Para isso, os artistas estão em ritmo intenso de trabalho. A meta é que outros viadutos ganhem também ganhem as obras de arte.
"Ficamos felizes em ver que a arte está inserida na proposta dos 300 anos de Cuiabá", declarou o artista Victor Hugo.