França proíbe venda de copos e pratos plásticos descartáveis
Com lei, país espera reduzir impacto ambiental desses produtos. Segundo estimativas, 4,7 bilhões de utensílios plásticos foram descartados na França em 2015
Por vanessabarbosaabrilcombr
access_time19 set 2016, 13h26
França diz "Au revoir plastiques": aprovada no mês passado, a medida passará a valer integralmente em 2020. (Thinkstock/)
São Paulo – A França tornou-se o primeiro país do mundo a proibir a venda de copos, taças, pratos, talheres e outros utensílios descartáveis de plástico.
A nova lei segue uma proibição total de sacolas plásticas aprovada em julho e é parte do projeto Transição Energética para o Crescimento Verde, um plano para tornar o país um dos líderes mundiais na adoção de práticas de redução de impacto ambiental e das emissões de gases de efeito estufa.
Aprovada no mês passado, a medida passará a valer integralmente em 2020, o que dá bastante tempo para os fabricantes e estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes e supermercados, se adequarem às novas regras.
Mas isso não significa o fim dos utensílios descartáveis. Segundo a nova lei, esses produtos deverão ser 50% constituídos por materiais de origem vegetal e serem biodegradáveis. Esses materiais incluem, em particular, amido de milho, amido de batata, fibras têxteis ou de celulose, ou de bambu. Cinco anos depois, em 2025, o conteúdo vai aumentar para 60%.
Com a investida, o país espera reduzir o impacto ambiental do plástico convencional, derivado de petróleo, que leva várias décadas para se decompor e é frequentemente associado a substâncias que podem ser tóxicas. Além disso, é esperada uma redução dos custos com energia para reciclagem dos utensílios descartáveis.
De acordo com a AFP, organizações ambientalistas elogiaram a lei francesa e esperam que ela sirva de exemplo para outros países, porém críticos argumentam que a proibição de produtos prejudica os consumidores e que as medidas francesas violam as regras da União Europeia sobre a livre circulação de mercadorias.
Estimativas apontam que 4,7 bilhões de utensílios plásticos foram descartados na França em 2015 apenas, e cerca de 17 bilhões de sacolas plásticas usadas anualmente em supermercados de todo o país.
1. Despertar da consciência
(Brent Stirton/ Getty Images)
São Paulo - Já somos 7 bilhões de pessoas no mundo, usufruindo dos recursos naturais que a Terra, generosa, nos dá sem pedir nada em troca. Nossa permanência neste mundo depende da saúde do meio ambiente. E a saúde do meio ambiente depende de termos consciência de nossas ações e de seus impactos para os ecossistemas e para os seres vivos (incluindo nossos próprios semelhantes). Somos todos parte do mesmo ciclo — ainda que a vida entre concreto nas grandes cidades nos faça esquecer disso. Para lembrar da grandeza e, também, da fragilidade de nosso Planeta, EXAME.com separou 11 documentários na Netflix que farão você repensar a vida por essas bandas. Preparado para a jornada? Navegue pelos slides e surpreenda-se.
2. TERRA
Os animais são os refugiados que muitas vezes esquecemos. Esta é a mensagem do belíssimo documentário TERRA, que reflete sobre nossa relação com outras criaturas do mundo à medida que a humanidade se afasta cada vez mais da natureza. Já passou da hora de repensarmos a forma de compartilhar o nosso planeta.
3. VIRUNGA
Uma palavra define este documentário: arrebatador. Virunga conta a história verídica indicada ao Oscar dos guardas que arriscam a vida para proteger o parque nacional mais precioso da África e seus gorilas em risco de extinção, diante das turbulências civis do Congo e do avanço de empresas petroleiras interessadas em explorar os recursos do Parque. Trilha sonora e fotografia são de tirar o ar.
4. THE TRUE COST
Você tem o costume de "vibrar" quando compra uma peça de roupa muito barata? O documentário The True Cost é um soco no estômago, que expõe as condições, muitas vezes vexatórias e desumanas, em que essas roupas são produzidas por trabalhadores na China, Bangladesh e Índia. Preparado para descobrir o verdadeiro custo do apetite mundial por roupas e mais roupas baratas e descartáveis? Então esse documentário é para você, que também vai conhecer novas formas mais sustentáveis e socialmente justas de produção.
5. BORN TO BE WILD
Quando caçadores matam elefantes por causa de suas preciosas presas de marfim, Daphne Sheldrik adota seus bebês órfãos no Quênia. Do outro lado do mundo, nas selvas de Bornéu, a famosa primatologista Biruté Galdikas cuida dos orangotangos que perderam sua família por conta do desmatamento. Born to be wild é a história encantadora dessas duas mulheres e suas equipes extraordinárias que se comprometeram a cuidar dos animais órfãos até eles estarem prontos para retornar ao seu habitat natural.
6. COWSPIRACY
Documentário polêmico, Cowspiracy investiga os impactos ambientais da criação de animais para o consumo humano e a relação dessa atividade econômica com o aquecimento global. E vai além, questionando, do ponto de vista ético e cultural, os hábitos à mesa da humanidade e a relação com outros seres sencientes, que assim como nós, têm capacidade de sofrer ou sentir prazer.
7. BLACKFISH
Documentário que virou o pesadelo do grupo americano SeaWorld, "Blackfish" analisa como a vida em cativeiro pode afetar o comportamento das orcas. Lançado em 2013, o filme teve como gancho a morte da treinadora Dawn Brancheau, que foi atacada em 2010 pela orca Tilikum no parque SeaWorld de Orlando, na Flórida, em frente aos espectadores. Depois da estreia de "Blackfish", a empresa viu os números de visitantes nos parques diminuírem drasticamente. Em março de 2016, o SeaWorld anunciou o fim de programa de espetáculos com orcas.
8. MISSION BLUE
Este documentário retrata a campanha da implacável oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. Seu objetivo é proteger o que chama de "pontos de esperança", lugares especiais e vitais para saúde dos oceanos e para a nossa própria sobrevivência.
9. AMAZÔNIA ETERNA
Maior floresta tropical do mundo e dona de uma biodiversidade riquíssima, a Amazônia vive sob constante pressão. Afinal, não é fácil conciliar exploração econômica e preservação do meio ambiente, mas "Amazônia Eterna" traz exemplos inspiradores de como o desenvolvimento sustentável na região é um sonho possível. Porém, ainda há grandes desafios a serem superados para a Amazônia alcançar prosperidade social, econômica e ambiental.
10. ANTÁRTICA EXTREMA
Uma viagem emocionante para um dos ambientes mais inóspitos do mundo, Antártica Extrema segue uma equipe de cientistas ambientais que estudam o aquecimento global e seus efeitos nefastos no continente gelado. Navegando por ondas gigantes e icebergs perigosos, os cientistas viajam com um arsenal de tecnologia de ponta que mede as transformações na região.
11. CATCHING THE SUN
Um trabalhador desempregado americano, um ativista e um empreendedor de energia solar chinês representam a batalham entre EUA e a China para liderar a corrida global da energia renovável. Catching the Sun (Apanhando o Sol) conta a história da transição global de energias a partir da perspectiva dos trabalhadores e empresários que constroem soluções para a desigualdade de renda e mudanças climáticas com as próprias mãos.
12. GMO OMG
Você sabe o que é OGM? Muita gente não sabe, e mesmo assim, todos os dias milhares de pessoas ingerem alimentos geneticamente modificados em laboratório. Este documentário provocativo segue a busca de um pai para responder à pergunta "Com o que alimentamos nossas famílias?" e avalia os riscos dos organismos geneticamente modificados para o meio ambiente e a saúde humana.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.