FANTASMAS DA HISTÓRIA - COMO AS MEMÓRIAS SÃO FEITAS
do por Margarete MS
Combinando as imagens históricas com fotos atuais, tiradas no mesmo lugar, Jo Hedwig Teeuwisse tenta fazer com que as pessoas percebam que ali ocorreram diversos fatos e pensem sobre o passado. Para lembrarem e respeitarem os sacrifícios das gerações anteriores à nossa.
Alemanha - soldado fora de ação
Jo Hedwig Teeuwisse é fotógrafa e cineasta e possui vasto conhecimento em história.
Na série "Ghosts of History – How Memories are Made" ela utiliza as imagens antigas originais, mesmo não muito nítidas, e com a ajuda do Photoshop faz a montagem com as fotos mais recentes.
"Eu tento fazer as pessoas perceberem que a história está ao nosso redor. Que onde vivemos, trabalhamos ou estudamos, algumas pessoas lutaram, morreram ou simplesmente experimentaram um tipo de vida diferente. Estamos na história, a história somos nós" - Jo Hedwig Teeuwisse.
Veículos aliados, Palácio Real de Haia, 1945
Utrecht - Disparos
Capitão WH Hooper, que comanda a Companhia do IR 314 da D 79 IUS e alguns de seus homens cercam uma coluna de prisioneiros alemães. A coluna assume direção ao sul, que vai juntar-se aos campos de prisioneiros localizadas no planalto do Roule Mountain, perto da fazenda de Fieffe
As tropas americanas no centro de Cherbourg
Acireale - Guardando o canto
Amsterdam - À espera de clientes
Rua Armand Levéel à Cherbourg
Rua Dom Pedro, civis e soldados americanos derrubam o sinal indicativo da sede da Organização Todt em Cherbourg
Polônia, Sobreviventes
Rua Fossés Plissons à Domfront (Orne), soldados alemães se rendendo
Italy – Abrindo passagem
Eindhoven - Para-quedista na porta
Um grupo de civis em frente ao Cartório de Trévières Octave Mirbeau. A entrada está decorada com bandeiras francesas e aliados
Soldado alemão morto em uma calçada em frente ao Etasse café, Rua Armand Levéel a Cherbourg, 1944
Tags