Artigo
Conheça a AFESU- Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários
A AFESU – contemplada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil –, é uma das primeiras organizações sociais do Brasil a atuar com educação e qualificação profissional 100% gratuita e exclusiva para mulheres, de 8 a 24 anos, a fim de inseri-las no mercado de trabalho e torná-las líderes transformadoras de suas realidades.
Todo ano, oferecemos projetos de apoio escolar, cursos profissionalizantes e cursos técnicos para mais de 750 mulheres inseridas em regiões de alta vulnerabilidade social em SP.
Atualmente, contamos com três polos: AFESU Morro Velho, no Jd. Taboão; AFESU Moinho, em Cotia; e AFESU Veleiros, localizada na Vila Missionária, SP. Ao todo, mais de 40.000 pessoas – entre alunas, familiares e voluntários – já tiveram suas vidas impactadas em nossa instituição!
Em resumo, podemos dizer que, de 1963 até hoje, acreditamos e trabalhamos em prol da formação de mulheres que irão liderar mudanças significativas na sociedade – estejam elas em suas carreiras, universidades, empresas ou lares.
“Vamos além da formação profissional. Queremos formar jovens que, além das habilidades mais exigidas pelo mercado, desenvolvam também autoestima, inteligência emocional e amadurecimento pessoal, rumo a carreiras e futuros promissores.”
Ilsiane Peloso, Diretora Executiva da AFESU
MISSÃO
Transformar vidas por meio da valorização pessoal e da formação de excelência, para a promoção social e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.
VISÃO
Organização líder na inclusão de mulheres no mercado de trabalho com projetos inovadores e formação humana integral.
VALORES
Respeito à individualidade e à personalidade;
Serviço às pessoas e à sociedade;
Valorização da família;
Virtudes e valores éticos;
Coerência entre valores e ações.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA
O principal diferencial da AFESU é o seu modelo de trabalho, que visa proporcionar uma formação integral das alunas, levando em consideração as diferentes dimensões de suas vidas. Este modelo está baseado em quatro pilares: Conhecimento técnico, Habilidades socioemocionais, Preceptoria e Participação da família.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CONTRATURNO ESCOLAR
Oficinas lúdicas e pedagógicas gratuitas no contraturno escolar permitindo o desenvolvimento em crianças e adolescentes de habilidades e capacidades cognitivas e socioemocionais, a fim de ampliar o universo informacional, artístico e cultural das alunas e contribuir diretamente para a melhoria do rendimento na escola regular.
INICIAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS
Oficinas, palestras, visitas e dinâmicas no contraturno escolar permitindo o desenvolvimento de competências específicas básicas e proporcionando às jovens o primeiro contato com o mundo profissional, como por exemplo Gastronomia, Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Tecnologia, Maker, Internet Das Coisas (IoT).
CURSOS TÉCNICOS PARA JOVENS E ADULTAS
Cursos presenciais de nível técnico, aprovados pelo MEC, capacitando as alunas para atuarem nos ramos de Enfermagem e Gastronomia. Destacam-se a formação humana e as práticas profissionais. Permitem a inserção de mulheres no mundo do trabalho através de estágio em instituições parceiras.
A FORMAÇÃO DA AFESU É COMPLETA E INTEGRAL EM TODOS OS PROJETOS, INCLUINDO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A FORMAÇÃO DE PAIS.
A partir dos cursos de profissionalização, a Afesu Morro Velho oferece às jovens, a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. Com mais de 50 anos de atuação na comunidade do Jardim Taboão, o Afesu Morro Velho também é conhecido na comunidade local como um centro assistencial de cultura e formação: promove atividades de reforço escolar, apoio à gestantes e palestras de formação humana, visando a formação e crescimento pessoal das participantes.
A Afesu Morro Velho está localizada na região do Jardim Taboão, na zona oeste de São Paulo, tem uma população de 110 mil residentes. Está entre os 20 bairros da Cidade de São Paulo com maior registro de furtos e roubos e entre as 15 regiões com menor número de empregos na capital. É a região com a maior concentração de favelas na capital paulista, onde 32.12% das pessoas vivem apenas de benefícios. A faixa salarial mais frequente no último censo foi de 1 a 2 salários mínimos e, por fim, está entre as 15 regiões com maior índices de gravidez na adolescência.
Com a proposta de formar profissionais de categoria nos setores de Hospitalidade e Lazer, a Afesu Moinho oferece os Cursos Técnicos na área de Hospedagem e Cozinha para jovens e também promove projetos de reforço escolar e profissional como os Projetos Crescer e Aprender, e Primeiro Emprego.
A Afesu Moinho está localizada na região de Cotia, em São Paulo. A região tem uma população de 201 mil residentes e possui um índice de pobreza de 45,80%, sendo uma região com 3 grandes favelas onde habitam 1,4 mil pessoas, sendo a faixa salarial mais frequente de 1 a 2 salários mínimos, segundo o IBGE 2010. Além disso, 72,1% das escolas públicas da região estão em situação de alerta ou atenção, 13% das pessoas residentes em Cotia são analfabetas e 40% vivem somente de benefícios.
Há mais de 10 anos, a Afesu Veleiros é referência de formação técnica gratuita e de qualidade para jovens do bairro periférico da Vila Missionária e distritos vizinhos. Além disso, atua como um centro assistencial para famílias e jovens em situações de alto risco social que encontram a oportunidade de desenvolvimento pessoal e educacional. Alguns dos cursos promovidos pelo Centro: Curso Técnico de Enfermagem, Curso de Assistente Familiar (cuidador de idosos) e Projeto Vida. Estes cursos visam preparar jovens para o mercado de trabalho, além de possuírem um efeito multiplicador: melhoria direta na vida de cada uma das beneficiarias e das famílias das comunidades.
A Afesu Veleiros está localizada na Vila Missionária, distrito de Cidade Ademar, em São Paulo/SP. A subprefeitura de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, tem uma população de 270 mil residentes, com um dos piores índices de desemprego da capital paulista. O rendimento médio da região é 33% menor do que a média de rendimento da cidade de São Paulo e a faixa salarial mais frequente no último censo foi de 1/2 a 1 salário mínimo. Com a 3ª maior concentração de favelas, 53% das escolas públicas da região estão em situação de alerta ou atenção e o desempenho dos estudantes da 5ª à 8ª séries foi classificado como o pior de todo o município de São Paulo.
Fonte: https://www.afesu.org.br/sobre-a-afesu/
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-Z9D1Q_e_h0&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.afesu.org.br%2F&source_ve_path=MjM4NTE