Artigo
Definições De Cultura - Clifford Geertz.
Breve concepção de cultura do antropólogo Clifford Geertz. Trata-se de uma das mais generosas e acertadas formas de se entender a cultura levando em consideração a natureza complexa e plural que o conceito carrega.
DEFINIÇÕES DE CULTURA - HOMEM E SOCIEDADE:
Profa. Claudete Nogueira
A cultura: Compreender a cultura leva a uma nova postura que permite perceber nossa vida em sociedade como uma fonte inesgotável de estabelecimento de regras e padrões, como suas constantes mudanças. A isso chamamos diversidade.
Comportamento humano, diferente de outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura ao invés do instinto. O comportamento humano baseado na cultura e na troca de conhecimento (aprendizagem) é o que nos distingue muito das demais espécies.
Precisamos de história, da experiência das gerações passadas, da capacidade de nos educar mutuamente. Definição de cultura "um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade".(Taylor,1871)
Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que compartilhamos ao viver em sociedade, e que podemos observar que se repete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura que denominamos socialização.
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade, designado pelo nome de socialização, não tem fim e pode dividir-se em socialização primária e socialização secundária. A família é tradicionalmente a instituição responsável pela socialização primária e a escola, o trabalho e as demais instituições são responsáveis pela socialização secundária.(Peter e Brigitte Berger )
Socialização forma de educação, mas vai para além dela. A cultura tem uma influência tão profunda em nossa forma de encarar o mundo, que pensamos durante a maior parte do tempo, que tudo é muito natural.
Ao nascer um indivíduo da espécie homo sapiens sapiens, somos dotados de potencialidades inatas como linguagem, inteligência, postura bípede entre outras coisas. Nenhuma dessas características se desenvolve naturalmente. Precisamos dos estímulos do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada.
O ser humano é um animal cultural em potencial. Precisamos do estímulo da vida em sociedade que exige o desenvolvimento de capacidades como inteligência, comunicação e cooperação. Para exercitar essas capacidades, precisamos de modelos, exemplos que podem ser seguidos. A cultura é exatamente esse modelo.
A influência do Meio para a vida humana:socialização e o aprendizado das atitudes sociais Exemplos: crianças selvagens ou meninos-lobo. Auto flagelação dos muçulmanos a cultura e os processos de socialização modelam nossa forma de perceber o mundo e agir em cada situação.
A vida em sociedade exige o desenvolvimento de capacidades como inteligência, comunicação e cooperação. Para exercitar essas capacidades, precisamos de modelos, exemplos que podem ser seguidos. A cultura é exatamente esse modelo.
O ser humano é produto do meio, ou produto de sua própria natureza? Nosso comportamento é resultado da combinação entre a influência de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a história de vida pessoal.
Da perspectiva antropológica: nossa herança genética é importante, e deve ser considerada como um fator que pode facilitar ou impedir certos comportamentos. Sem as condições sociais as potencialidades não são desenvolvidas.
Para os que defendem que a cultura é um mero reflexo das condições naturais de um povo (sua genética e seu ecossistema), há as teses que chamamos de determinismo biológico ou determinismo geográfico.
A antropologia se preocupa em demonstrar a importância da cultura, e minimizar coisas como nossas características físicas, ou o clima e geografia física do lugar onde nascemos.
A origem da Cultura: questões Quem começou a inventar palavras para dar nomes às coisas, ou saber quais alimentos são comestíveis e como devemos prepará-los? Quem inventou o primeiro tipo de calçado, ou descobriu como fabricar o vidro? Enfim, como surgiu a cultura? Qual a importância em decifrar esse fato pode ter para nossa compreensão de ser humano?
A Teoria da evolução No séc. XIX Charles Darwin (biólogo), afirmou que todas as espécies vivas resultam de uma EVOLUÇÃO ao longo do tempo:Para que isso ocorra é necessário: Adaptação ao meio. Seleção natural
A teoria da evolução O homem descende do macaco.- afirmação polêmica de Darwin na segunda metade do séc. XIX Para os evolucionistas, todas as espécies vivas foram surgindo das transformações de outras já existentes, dando origem a novas espécies, enquanto outras se extinguiram.
Teoria da evolução Nossa espécie surgiu devido a mudanças biológicas e ao surgimento da cultura: aumento da caixa craniana A postura ereta- o surgimento do polegar opositor - movimento de pinça
A partir dessas três características básicas que se desenvolvem inúmeras outras características como: A capacidade da fala De fabricar instrumentos para a sobrevivência.
O ser humano teria surgido plenamente dotado dessas características em conjunto: Características biológicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo. Características culturais: todo comportamento baseado nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivência (trabalho), e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo através dos símbolos
A origem dos primeiros humanos ocorreu no continente africano entre 200 e 100 mil anos atrás. As famílias humanas foram adquirindo características físicas diferentes em função tanto da necessidade de adaptação a novos meios, como pela combinação da carga genética de cada grupo.
Os primeiros tempos não havia escrita e os únicos vestígios de comunicação encontrados são as pinturas em cavernas (arte rupestre) e pequenas estatuetas representando figuras femininas. Eram organizados em bandos que praticavam caça e coleta, por isso dependiam de deslocamentos constantes em busca de alimento
A Revolução neolitica o ser humano desenvolveu técnicas determinantes para a história de nossa espécie: a agricultura; a domesticação de animais, Sedentarismo Surgem a cerâmica e a tecelagem Comércio e uso da moeda Divisão sexual do trabalho Fundição de metais Surge a propriedade privada O neolítico termina com a invenção da escrita
A cultura do homem - A importância das tradições culturais... entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura. Ou seja, existe uma totalidade ordenada de indivíduos que atuam como coletividade... Mas não há cultura porque não existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração, que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras (constituídas de pessoas da mesma espécie). (DaMatta)
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Chamado de filosofia do povo, ou escola da vida nem sempre, o senso comum nos proporciona soluções eficientes no que se refere aos contatos sociais. É de responsabilidade do senso comum o conjunto de preconceitos e idéias equivocadas sobre questões complexas cuja polêmica exigiria reflexão, interação e ponderação.
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Cultura no senso comum ter cultura significa ter estudado muito e dominar uma grande variedade de temas e áreas do conhecimento letrado. Normalmente as pessoas utilizam essa idéia para julgar pessoas ou povos. Que povo sem cultura!
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Conceito antropológico de Cultura: Franz Boas (1930) - A cultura inclui todas as manifestações dos hábitos sociais de uma comunidade, as reações do indivíduo na medida em que são afetadas pelos costumes do grupo em que vive, e os produtos das atividades humanas na medida em que são determinados por tais costumes.
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Conceito antropológico de Cultura: B. Malinoswki (1931) - (...) A cultura inclui os artefatos, bens, procedimentos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados. Não se pode compreender verdadeiramente a organização social senão como uma parte da cultura.
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Conceito antropológico de Cultura Clifford Geertz (1966) - Se compreende melhor a cultura não como complexos de esquemas concretos de conduta – costumes, usos, tradições, conjuntos de hábitos – mas sim como planos, receitas, fórmulas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas) e que governam a conduta.
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Conceito antropológico de Cultura Anthony Giddens (1989) - Cultura se refere aos valores que compartilham os membros de um grupo, às normas que estabelecem e os bens materiais que produzem. Os valores são ideais abstratos, enquanto que as normas são princípios definidos ou regras que as pessoas devem cumprir.
O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura Conceito antropológico de Cultura O que há em comum é a tentativa de abarcar todas as realizações humanas, representadas em dois níveis complementares que são as realizações materiais e as imateriais. Para a antropologia, cultura é um conceito que define nossa imensa capacidade de criar diferentes soluções para a vida humana. Ao criar essas soluções, cada sociedade contribui para gerar a diversidade cultural.
O símbolo, o ato de simbolizar e a cultura: A cultura depende dos símbolos, a comunicação humana é baseada na simbolização. A maior parte de nossa comunicação diária tem como finalidade narrar, descrever, lembrar, conceituar, coisas que não estão presentes. Ao fazer isso, retiramos todas as coisas de seus contextos originais, que não pode ser reproduzido em toda a sua riqueza e complexidade, e escolhemos alguns de seus aspectos a serem ressaltados.
O símbolo, o ato de simbolizar e a cultura: Simbolizamos as experiências vividas, e através dessa comunicação simbólica podemos atribuir qualidades ao mundo. Essa flor é alegre, esse cheiro me lembra a infância, as cores dessa bandeira simbolizam a paz e a riqueza, o crucifixo identifica os cristãos, são formas de simbolizar experiências e sensações.
O símbolo, o ato de simbolizar e a cultura: Os símbolos são frutos: da persistência humana de olhar para o mundo e ver significados, tornar rotineiras as soluções racionalmente pensadas, de significados coletivamente construídos.
A comunicação humana Há muitas formas de comunicar e que dependem do uso dos símbolos: Verbal -utilização de palavras da nossa língua, que traduz em sons e organiza através da sintaxe as regras de omunicação. Não-verbal- há todo o universo de símbolos que não dependem das palavras como sons sem palavras, gestos e cores
Em uma mesma cultura, existe a tendência a utilizar o mesmo repertório simbólico, e esse repertório pode mudar em outras culturas.Exemplos: Estar doente, ou doente de paixão, doente de vontade de comer algo. Ser uma derrota amarga, amargo para o paladar, amargo de doer.
A simbolização acompanha o ser humano. Em suas realizações materiais o ser humano pensa simbolicamente. Não nos abrigamos de qualquer forma, não nos alimentamos de qualquer forma, não fabricamos as coisas com qualquer forma.
O símbolo é a mais antiga forma de expressar a cultura de um povo. A simbolização permite ao homem transmitir os seus conhecimentos adquiridos e acumulados no decorrer do tempo. Os símbolos conservam os valores básicos para que a cultura de uma sociedade seja perene.
A comunicação seja pela linguagem escrita, falada, filmada, ou pelas artes, o conteúdo do que é comunicado é sempre algo que precisa ser interpretado. Interpretar é dar sentido, entender, julgar. Essa comunicação é composta de conteúdos que se tornaram convenção social. Ser membros da mesma cultura é uma garantia de que todos estejam interpretando de forma muito semelhante os conteúdos comunicados.
O homem é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, sendo a cultura estas teias. Os indivíduos sentem, percebem, raciocinam, julgam e agem sob a direção destes símbolos. A experiência humana é assim uma sensação significativa, interpretada e aprendida. (Clifford Geertz)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SITE:Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1705499/ https://youtu.be/EmUvgiTGg40