Artigo
'Dheepan' estreia no Brasil e mostra dilema de refugiados na Europa
Filme do diretor francês Jacques Audiard foi Palma de Ouro em Cannes.
Imigrante do Sri Lanka forma uma falsa família para se refugiar na França.
Palma de Ouro em Cannes 2015, o drama "Dheepan - O Refúgio", do veterano diretor francês Jacques Audiard, debruça-se de maneira contundente sobre o tema da imigração e também da violência urbana que, neste momento, abala particularmente a Europa.
Dheepan é o nome do protagonista, um imigrante do Sri Lanka interpretado pelo escritor Anthonythasan Jesuthasan. Como seu personagem, o ator tem larga vivência anterior como ex-guerrilheiro da guerra civil que destroça seu país.
No filme, ao fugir dessa situação, ele forma uma falsa família de conveniência com a jovem Yalini (Kalieaswari Srinovasan) e uma menina órfã de 9 anos, Illayaal (Claudine Vinasithamby), condição que facilita seu acolhimento como refugiados na França.
Uma vez na Europa, Dheepan acha alojamento e emprego como porteiro de um conjunto habitacional de periferia, dominado pelos traficantes. Tudo o que ele e a família precisam fazer para ter paz é ignorar o que fazem os criminosos à luz do dia – sem que se veja intervenção alguma da polícia. Mas, finalmente, a espiral de violência não os poupa. "Dheepan..." é um filme sobre engajamento, escolhas, autodefesa e busca de amor.
Nada ingênuo, o filme de Audiard (diretor de "Ferrugem e Osso", "O Profeta") é um instrumento de reflexão sobre o contemporâneo que não abre mão de sua natureza, ou seja, é cinema, não manual didático. O que só aumenta sua força, ainda que se possa ressentir de uma melhor estruturação no momento de virada do personagem e na conclusão de sua história.
De todo modo, o tema da formação de uma família a partir de uma escolha de sobrevivência, deixando para um segundo momento o esforço para preenchimento dos papéis de pai e mãe, é sugestivo do mundo conturbado de hoje e uma oferta de generosidade de pensamento.
"Dheepan" humaniza os refugiados de maneira sincera e este é seu melhor trunfo.
Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, o ex-soldado Dheepan, a jovem Yalini e a pequena Illayaal se fazem passar por uma família. Sem dominar o idioma local, vão morar em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Deephan trabalha como zelador e Yalini como empregada doméstica e, mesmo mal se conhecendo, tentam construir uma vida juntos.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3Xy9WEqLneA