Artigo
Economia e indústria criativa no Brasil
Indústria Criativa - Conexão Futura - Canal Futura
No período entre 2004 e 2014, o número de empresas que trabalham na indústria criativa aumentou 69%. Hoje, são mais de 250 mil empreendimentos que trabalham no setor, movimentando mais de 126 bilhões de reais. A indústria criativa já representa cerca de 2,5 % do PIB brasileiro, segundo o mapeamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Mas onde esse setor tão lucrativo, mesmo em tempos de crise, atua?
https://www.youtube.com/watch?v=Lnn3cUGMeLY&ab_channel=Conex%C3%A3oFutura
Descubra a Importância da economia criativa – Jornal Futura – Canal Futura
Muitos pesquisadores, como o americano Richard Florida, defendem que cidades instigam negócios criativos quando reúnem pessoas dinâmicas, inspiram comportamentos inovadores, atraem talentos e combinam capital financeiro e educação. Se por décadas o brasileiro habituou-se a consumir música, literatura e até comida com padrões de outros países, especialmente os Estados Unidos, hoje, o resgate de tradições culturais representa um reencontro com sua própria identidade, valorizando os territórios e, também, uma oportunidade de negócio. Moda, gastronomia e artesanato são só alguns dos segmentos da chamada economia criativa, que une conhecimento, criatividade e traços culturais na oferta de produtos e serviços. O estado do Rio de Janeiro é o campeão da indústria criativa, quando se leva em consideração a percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), que vem dessa área da economia 3,8%. Isso gera 20 bilhões de reais por ano. O potencial também se apresenta como uma alternativa real para o desenvolvimento do setor de bens de consumo, serviços e turismo, como mostra a primeira reportagem da série O Mapa da Mina: oportunidades para o Rio de Janeiro, que o Jornal Futura mostra pra você ao longo dessa semana.
https://www.youtube.com/watch?v=UQlRxGFuVkU&ab_channel=JornalFutura
ECCA: Economia Criativa - Conexão Futura - Canal Futura
Começa hoje o Fórum Internacional Economia, Criatividade, Cultura e Arte, que reúne, no Rio de Janeiro, profissionais do Brasil e do exterior. O encontro pretende estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento da criatividade, da arte e da cultura nacionais. Para a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – as indústrias criativas são aquelas que necessitam de engenhosidade, habilidade e talento com potencial para a geração de riquezas.
https://www.youtube.com/watch?v=21naipLJIj8&ab_channel=Conex%C3%A3oFutura