Aguarde, carregando...

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigo

O Amor É Contagioso - Patch Adams (trailer legendado)
15/10/2022 Priscila Germosgeschi

A história de “Patch Adams – O Amor é Contagioso” começa quando, após uma tentativa de suicídio, o protagonista decide procurar uma internação em um hospital psiquiátrico. Ao ser internado, a primeira impressão que tem é que a equipe de saúde do hospital não proporciona atenção e cuidados suficientes para as pessoas que lá estão.

Patch então começa a se dedicar em ajudar seus colegas pacientes dispondo de atenção, conversas e brincadeiras para com os mesmos. Ele percebe que assim os pacientes apresentam uma melhora mais rápida e eficiente do que com os métodos adotados pelos profissionais da instituição.

Por conta dessa experiência, o protagonista resolve que quer se tornar médico para que possa fazer de sua rotina o cuidado com as pessoas. Ele deixa o hospital onde estava internado e entra para a faculdade de medicina. Muitas vezes julgado por ser “alegre demais”, Patch consegue boas notas na universidade apesar de suas atitudes alternativas em relação aos pacientes.

Entre tais atitudes alternativas estão o uso da “terapia do riso” como forma de amenizar o sofrimento das pessoas internadas, visitas frequentes aos pacientes logo nos seus primeiros meses de faculdade e grande envolvimento emocional com os mesmos. Ele não deixa corromper pela noção de que o médico deve ser frio, desprovido de emoções no manejo de seus pacientes.

Patch, ao longo do filme, luta muito para alcançar respeito e reconhecimento dentro da medicina. Ele se apaixona por Carin Fisher, uma aluna de medicina da sua faculdade. Apesar de, em alguns momentos, demonstrar estar ferido e revoltado, permanece firme em seus ideais e métodos, confiando sempre que rir (e amar) é o melhor remédio.

“Patch Adams – O Amor é Contagioso” nos mostra um ambiente médico onde os pacientes são vistos, inicialmente, apenas por suas doenças e não em sua totalidade como seres humanos. A falta de empatia e afeto por parte dos profissionais contraria Patch e faz com que o mesmo busque um método alternativo e complementar: uma relação profunda com os pacientes baseada na alegria.

A saúde não consiste apenas em não se ter enfermidades mas sim em se possuir saúde nos mais variados âmbitos biológicos, sociais e psíquicos nos quais estamos inseridos.

No mais, o filme nos mostra que o médico, apesar de sua importância na promoção de saúde para os pacientes, não é a peça central. O trabalho de uma equipe multidisciplinar dedicada e com foco central no paciente é essencial para um bom ambiente terapêutico.

fonte: https://portal.wemeds.com.br/patch-adams-o-amor-e-contagioso/

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jDKVU89kYQI

Tags



Posso Ajudar?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego.
Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.