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'Os Humanos São Uma Das Espécies Mais Violentas Com Suas Fêmeas'
'Os humanos são uma das espécies mais violentas com suas fêmeas'
- Norberto Paredes - @norbertparedes
- BBC News Mundo
Há 6 horas
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Para Picq, violência de gênero é um problema social e cultural que tem solução
A violência de gênero é um problema cultural ou genético? Após uma pesquisa exaustiva, o paleoantropólogo francês Pascal Picq concluiu que isso certamente não está em nossos genes.
"Dentro da família dos hominídeos (que inclui os humanos), há diferenças: chimpanzés e homens são muito violentos com suas fêmeas, mas os bonobos não."
Professor no prestigioso Collège de France, em Paris, Picq é autor de vários livros que investigam as múltiplas características da espécie humana, das quais ainda existem muitas incógnitas não resolvidas.
Em seu último trabalho, Et l'evolution créa la femme (E a evolução criou a mulher, em tradução livre para o português), ele aborda a questão das relações entre homens e mulheres nas primeiras sociedades humanas.
E depois de comparar o homo sapiens com seus primos mais próximos, gorilas e macacos, ele faz uma declaração que pode surpreender a muitos: os humanos são a espécie de primata mais violenta em relação ao sexo feminino.
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Em sua obra "Et l'évolution créa la femme", Pascal Picq tenta compreender a origem da violência contra as mulheres
Confira abaixo os principais trechos da entrevista de Picq à BBC News Mundo, o serviço de notícias da BBC em espanhol, na qual ele detalha como chegou à essa conclusão e quanto levaria para acabarmos com a coerção das mulheres e o domínio do sexo masculino que ainda é muito presente na maioria das sociedades ao redor do mundo.
BBC News Mundo: O que levou o senhor a investigar em profundidade as relações entre homens e mulheres nas primeiras sociedades humanas?
Pascal Picq: Várias coisas. Primeiro, de uma maneira geral, sempre falamos sobre a evolução do homem. Sabemos que isso inclui homens e mulheres, mas, na verdade, sempre falamos sobre a evolução na perspectiva dos homens.
Em todas as imagens que representam a evolução da linhagem humana vemos que são os homens que criam as ferramentas, que são os homens que caçam, etc. As mulheres são invisíveis na pré-história.
Quase nunca houve um estudo científico que fala sobre a evolução, não do lado das mulheres, mas com as mulheres.
A segunda é que, especialmente no mundo ocidental, herdamos a ideia de que existe apenas uma visão de evolução e que isso deve necessariamente levar ao domínio do Ocidente sobre o resto do mundo; isso é conhecido como evolução cultural.
A evolução cultural é uma concepção do século 19, muito coercitiva e altamente discriminatória em relação às mulheres, por isso as mulheres se tornaram invisíveis. Nunca as vemos em teorias evolutivas ou reconstruções da história humana.
E outra coisa importante é que recentemente cresceu o interesse em fazer estudos sobre as relações entre homens e mulheres de diferentes espécies, porque na etologia, no estudo do comportamento, o gênero feminino também foi um pouco negligenciado.
BBC News Mundo: De onde vem a coerção contra as mulheres de que o senhor fala em seu livro?
Picq: Os humanos pertencem ao grupo dos mamíferos e nos mamíferos existe um grande desequilíbrio no processo reprodutivo: são as fêmeas que engravidam e gestam, produzem leite e também aquelas que por vezes protegem os pequenos dos machos da sua espécie.
No caso dos macacos, esse desequilíbrio é ainda mais acentuado porque as fêmeas dão à luz apenas um filhote por vez. Depois de uma longa gestação, dão à luz a uma única fêmea, depois vem a amamentação. O desmame ocorre após dois, três, às vezes quatro anos.
Normalmente, nas outras duas populações humanas, com exceção do Ocidente, um bebê é gerado a cada quatro a cinco anos. É uma taxa de reprodução muito baixa, que os machos tendem a querer controlar.
BBC News Mundo: Como isso varia entre as diferentes espécies de primatas?
Picq: Em geral, em mamíferos, há muito pouca coerção sexual contra as mulheres.
Não existem muitas espécies em que os machos sejam muito violentos ou muito violentos com as fêmeas. Algumas são de cavalos, algumas de antílopes e golfinhos.
Quando chegamos à nossa ordem zoológica, a dos primatas, os lêmures, os macacos, os primatas e é claro nós, notamos que os lêmures de Madagascar, por exemplo, são um grupo bastante homogêneo em que os machos dominam as fêmeas. São poucos os casos em que não há violência contra o sexo feminino.
Agora, nos macacos da América do Sul, também há pouca coerção sexual. Existe muita monogamia. Existe a poliandria, ou seja, uma fêmea que vive com vários machos. Existem alguns grupos, como os macacos-aranha, em que os machos são um pouco coercitivos, mas não muito violentos.
Mas quando se trata de macacos do velho mundo, África, Ásia e alguns da Europa, como macacos, babuínos etc., as espécies são muito mais coercitivas, na média.
Algo interessante é que as fêmeas são chamadas de sexo ecológico: elas tendem a ficar juntas a vida toda para controlar seu território, seus recursos, mas também para estar com suas mães, irmãs e primas. Isso permite que formem uma coalizão e resistam à pressão masculina.
Em geral, a monogamia não está relacionada à coerção, exceto em humanos. Os gibões são macacos que vivem em pares monogâmicos e não são coercitivos.
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Pascal Picq assegura que mesmo em espécies muito violentas, como os chimpanzés, não há assassinatos de fêmeas, portanto o feminicídio é um fenômeno "peculiar" ligado à espécie humana
BBC News Mundo: E quanto a nós, humanos?
Picq: Nós, os grandes macacos africanos, hoje definidos como hominídeos, somos espécies patrilocais, ou seja, os machos permanecem juntos a vida inteira e as fêmeas migram na adolescência para se reproduzir. 95% das sociedades humanas funcionam dessa forma.
Dentro da família dos hominídeos (que inclui os humanos), existem diferenças: os chimpanzés e os homens são muito violentos com as mulheres, mas os bonobos não. Portanto, pode-se dizer que os humanos estão entre as espécies mais violentas com suas fêmeas.
A violência contra as mulheres é principalmente uma questão social e cultural, não é genética. Não há nada ligado ao ecossistema ou relacionado ao fato de a sociedade ser matrilocal ou patrilocal.
Depende muito da história de cada espécie e isso significa que pode mudar rapidamente, mas também pode ser mantida por muito tempo.
BBC News Mundo: Falando de nossos ancestrais, as mulheres de Neandertal também sofreram violência de gênero?
Picq: É claro que, considerando que temos uma origem comum com os chimpanzés, pode-se pensar que nossa linhagem é coercitiva e violenta. Mas também estamos relacionados aos bonobos, que não são.
Pode ter havido muitas sociedades onde havia pouca coerção masculina e mais equilíbrio de poder entre homens e mulheres.
Mas no momento não temos elementos suficientes para responder a essa pergunta. Sabemos que os neandertais formaram sociedades patrilocais. Agora, quando olhamos para seus túmulos, é muito difícil ver se havia uma diferença de status entre homens e mulheres.
Perto do final da pré-História, sociedades muito mais complexas aparecem e em algumas vemos diferenças entre homens e mulheres que mais tarde se tornarão mais e mais acentuadas em sociedades mais recentes.
BBC News Mundo: Casos em que fêmeas são mortas por machos são vistos apenas na espécie humana?
Picq: Mesmo em espécies muito violentas, como chimpanzés ou alguns tipos de macacos, não temos assassinatos de fêmeas. Não estou dizendo que elas são amáveis, mas não sabemos se houve assassinatos.
Em orangotangos, existem muitas agressões. É um pouco complicado como elas acontecem, mas os estupros são raros na natureza e aí também, ao contrário do que acontece conosco, não há assassinatos de fêmeas após o estupro.
Isso mostra que o feminicídio é um fenômeno bastante peculiar, particularmente ligado à nossa espécie.
Neste sentido, é bastante assustador que o ambiente familiar ou o ambiente normal em que as mulheres vivem, que deveria ser um ambiente mais protetor, seja onde mais mulheres são mortas.
BBC News Mundo: Como o papel das mulheres evoluiu na história da humanidade?
Picq: Sempre foi tão importante quanto o papel do homem, é claro, exceto que o ignoramos completamente.
As mulheres nunca deixaram de participar de eventos como a Revolução Francesa ou a 1ª Guerra Mundial, mas tivemos que esperar até a 2ª Guerra Mundial para poder olhar a história pela perspectiva das mulheres.
Tiveram um papel muito importante, mas que ainda não foi elucidado e já é tempo de o começarmos.
BBC News Mundo: Alcançaremos uma igualdade real entre homens e mulheres? Quanto tempo vai demorar?
Picq: Na biologia evolutiva, temos uma grande teoria desde os anos 1980, chamada Teoria do Equilíbrio Pontuado. Isso significa que a evolução passa por fases de relativa estabilidade e períodos de rápida mudança.
Na Espanha, por exemplo, há 20 anos havia muita violência de gênero e em 15 anos eles quase resolveram o problema.
Embora ainda exista a imagem de uma cultura muito machista, agora a Espanha está entre os países mais avançados em matéria de igualdade de gênero, justiça, etc. Então, sim, é algo que pode mudar muito rapidamente.
De modo geral, a sociedade avançou nesse aspecto, mas há muito trabalho ainda a ser feito.
Na maioria dos países, o acesso aos cuidados de saúde e à educação para homens e mulheres é quase igual.
Mas, por outro lado, podemos perceber que ainda existem muitas desigualdades no mundo econômico e social, principalmente nas oportunidades de carreira.
Vemos que as mulheres que têm opção de estudos agora estão mais voltadas para profissões que hoje são menos remuneradas, principalmente em comparação com outras.
Em profissões emergentes, como ciência de dados, inteligência artificial, etc., as mulheres estão menos presentes. Elas tendem a escolher carreiras mais voltadas para o lado humano, como educação, justiça, medicina e serviço social, enquanto os empregos "masculinos", que são mais técnicos, tendem a pagar melhor.
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Picq conclui que, ao longo da evolução, caminhamos para uma maior coerção contra as mulheres e que houve muitas outras experiências sociais durante a evolução da linhagem humana, com sociedades muito mais igualitárias do que hoje
Mas vemos as principais desigualdades no campo político. Na Inglaterra e em outros países do norte da Europa, estamos acostumados a ver mulheres líderes, primeiras-ministras, imperatrizes, não é o caso no sul da Europa nem no resto do mundo.
Mesmo nesses países, vemos que em termos de representação no Parlamento ou em outras instituições, as mulheres ainda são muito menos predominantes do que os homens.
BBC News Mundo: Por que o senhor acha que as mulheres tendem a escolher esse tipo de profissão?
Picq: Ainda existem hábitos culturais por meio dos quais, mesmo quando as mulheres são melhores do que os homens em média no ensino médio, especialmente em Ciências, tendem por razões históricas e antropológicas a escolher ofícios relacionados a pessoas em vez de empregos tecnológicos ou financeiros.
Mesmo agora, quando as condições de acesso a todas as profissões são quase iguais, ainda existem escolhas arcaicas ou pressões sociais e culturais das quais as mulheres estão mais ou menos conscientes.
BBC News Mundo: Por fim, a que outras conclusões o senhor chegou depois de lançar seu livro?
Picq: O resultado final é que, ao longo da evolução, caminhamos para uma maior coerção contra as mulheres e que houve muitas outras experiências sociais durante a evolução da linhagem humana, sociedades muito mais igualitárias, mais matrilineares, mais matrilocais e ainda mais matriarcais.
E, acima de tudo, que entender essas questões é absolutamente fundamental para o futuro, visto que vivemos transformações consideráveis em nossa sociedade, com grandes mudanças no que é o conceito de paternidade, por exemplo.
Outras questões também surgiram sobre o conceito de gênero ou as novas relações entre homens e mulheres, sejam em casais heterossexuais ou homossexuais.
Hoje vivemos grandes convulsões em nossas sociedades, econômica e politicamente, por isso seria muito interessante se, sem rejeitar completamente certos aspectos do patriarcado que podem ser interessantes e não necessariamente coercitivos, percebêssemos que não existe um caminho único para o amanhã e que não inventamos tudo ainda.