Aguarde, carregando...

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigo

Projeto Primeiros Socorros Na Escola: Tudo O Que Você Precisa Saber
02/08/2020 Não informado

Projeto Primeiros Socorros na Escola: tudo o que você precisa saber

 Abr 03, 2019 |  0 Comentários

O atendimento de mal súbito se faz cada vez mais necessário em nosso dia a dia. Afinal, o aumento de doenças crônicas e outras causas externas, exige o suporte básico de vida com agilidade e eficiência. O objetivo é elevar as chances de sobrevivência. Por isso, o projeto primeiros socorros na escola foi sancionado este ano.

A nova Lei n° 13.722/18 foi criada para oferecer a assistência necessária para agravos súbitos de saúde nas escolas. Leia o artigo completo e entenda mais.

O QUE É O PROJETO PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA?

Foi por incentivo da família de Lucas Begallo, falecido em Campinas, depois de ter engasgado em uma excursão da escola, que a Lei n° 13.722/18, chamada de Lei Lucas, foi criada e sancionada pelo então Presidente Michel Temer, em 4 de outubro de 2018.

A lei torna indispensável o curso de primeiros socorros a professores e funcionários, tanto de escolas públicas quanto de instituições privadas, que lidam com a educação básica de crianças.

O QUE DIZ A LEI LUCAS?

Com a obrigatoriedade do treinamento de primeiros socorros para funcionários das instituições de ensino, a Lei Lucas determina ainda que o curso deve ser oferecido anualmente. Tanto para a capacitação quanto para a reciclagem. O artigo 2° indica que o número de educadores para cumprimento do curso deve ser definido por meio de um regulamento, a depender do tamanho do corpo docente.

É importante ressaltar que o curso de primeiros socorros nas escolas visa capacitar os profissionais da educação infantil para o atendimento emergencial. Isso quer dizer que eles devem estar preparados para o controle dos riscos da ocorrência, com um suporte básico de vida. Além disso, saber orientar de forma certa o acionamento de um serviço especializado, como ambulâncias e profissionais da saúde.

Ainda, o material que deve ser transmitido na formação precisa estar de acordo com a faixa de idade das crianças da escola. Além disso, após a conclusão, precisa-se colocar o certificado em local onde possa ser visto na instituição.

Por fim, a Lei Lucas obriga também que a escola conte com um kit de primeiros socorros – equipamentos que são orientados por profissionais capacitados.

O QUE ACONTECE AO NÃO CUMPRIR A LEI LUCAS?

Além da omissão de socorro, que possui pena de detenção ou multa, o não cumprimento da Lei Lucas pode acarretar em problemas para a instituição de ensino. Primeiro, é encaminhada uma notificação. Caso ainda não seja cumprido, o local receberá uma multa e até mesmo a cassação da licença de funcionamento.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA?

A nova Lei é de extrema importância para assegurar a vida de crianças nas escolas. Entenda mais:

A ATUAL SITUAÇÃO DAS ESCOLAS

Atualmente, as escolas costumam contar com uma enfermaria que oferece suporte para o bem-estar das crianças. Entretanto, muitas vezes os profissionais não estão devidamente aptos para casos clínicos de urgência e emergência.

ATENDIMENTO CAPACITADO

Além disso, o atendimento imediato deve ser feito com cuidado. Afinal, o uso incorreto de equipamentos como o DEA (desfibrilador externo automático) pode agravar a situação e até levar a óbito. Assim como o manuseio correto, o DEA deve estar em perfeito estado e com manutenção em dia. Caso contrário, poderá ainda causar graves problemas. Portanto, o controle rígido dos profissionais e equipamentos deve ser priorizado nas escolas.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Outro ponto que devemos dar a devida atenção é a questão do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU).

Em abril de 2017, os dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, demonstraram que o serviço deixou de atender uma a cada três chamadas de sua central. Isso porque, além da falta de profissionais, existe também a espera de uma ocorrência para a outra, na liberação de ambulâncias e macas.

SOLUÇÕES PARA O BEM-ESTAR NAS ESCOLAS

Poucos segundos podem fazer a diferença para a sobrevivência de uma criança em situação de emergência nas escolas. Por isso, a Dez Emergências recomenda soluções que podem aumentar e muito as chances de vida.

A Dez oferece treinamento e capacitação dos colaboradores da escola, ministrando os protocolos internacionais de urgência e emergência. O curso é indicado para leigos, não precisa de experiência ou ser da área médica para participar do curso.

Além disso, como importante complemento, a Dez Emergências oferece o serviço de área protegida que é uma complementação do sistema de emergência, ideal para as instituições de ensino.

Com o sistema, a escola estará protegida e o serviço disponível para todos que circulem dentro das dependências da escola. Desta forma, a ambulância é acionada e o atendimento é efetuado dentro de poucos minutos.

Contamos com profissionais totalmente habilitados. Bem como suporte especializado com agilidade, sem contar o custo-benefício ideal para sua entidade de ensino.

Daniela Pardal
Gerente de Negócios na empresa Dez Emergências. Profissional com experiência em vendas consultivas. Possui MBA em Logística e Supply Chain pela Faculdade Getúlio Vargas e Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonte: https://www.meirafernandes.com.br/artigo/91/projeto-primeiros-socorros-na-escola-tudo-o-que-voce-precisa-saber

 

A importância dos primeiros socorros na escola

Redação Flávia Arruda Redação Flávia Arruda

2 anos atrás

Primeiros Socorros na escola

Primeiros Socorros na escola

Situações de emergência decorrentes de acidentes são o motivo dos crescentes registros de mortalidade e invalidez na infância e adolescência, gerando preocupação para mães e pais que deixam os seus filhos na escola diariamente.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 810 crianças, com até 14 anos, morreram, somente em 2015, vítimas de sufocamento. Desse total, 611 tinham menos de um ano de idade. Por meio das atividades de primeiros socorros quando iniciadas rapidamente a uma pessoa vítima de acidente ou mal súbito, um número expressivo desses acidentes pode ser revertido, podendo minimizar o agravamento do quadro clínico.

Acidentes com crianças e adolescentes, considerados equivocadamente como de baixa periculosidade, têm causado consequências como sequelas fisiológicas e anatômicas irremediáveis, ou ainda, o óbito. É de extrema importância que os professores, coordenadores, administradores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino nas escolas, estejam capacitadas tecnicamente para a realização de intervenções de primeiros socorros.

O conhecimento de técnicas de atenção imediata, preparo e assistência são fundamentais e podem fazer a diferença na hora de prestar atendimento de urgência a um jovem ou criança acidentado. Técnicas simples podem auxiliar no momento de salvar uma vida – qualquer adulto é capaz de aplicar a técnica conhecida como manobra Heimlich ou abraço do desengasgo, até que o socorro especializado seja efetivamente possível.

Pensando na prevenção de situações de emergências nas escolas foi criada a Lei Lucas (Lei nº 13.722), onde professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros socorros. A lei recebeu o nome de Lei Lucas em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, que morreu em setembro de 2017, aos 10 anos engasgado em uma excursão escolar. Lucas engasgou com um pedaço de cachorro quente durante um passeio promovido pela escola em que estudava. Até a chegada do serviço de saúde especializado, o menino não recebeu os primeiros socorros.

E também o Projeto de Lei 10.233/2018, que torna obrigatória a aplicação de cursos de prevenção a acidentes e primeiros socorros aos monitores de todas as escolas, primárias e creches públicas ou particulares e orfanatos em todo o Brasil.

Fonte: https://flaviaarrudadf.com.br/noticias/importancia-dos-primeiro-socorros-na-escola/amp/

Tags



Posso Ajudar?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego.
Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.