Artigo
RevoluSolar - A Revolução Solar na Babilônia
A Revolução Solar no morro da Babilônia, no leme, Rio de Janeiro. Uma apresentação do projeto dessa cooperativa solar, que está iniciando uma transição energética na Babilônia, permitindo os moradores autonomia energética e oferecendo uma alternativa a empresa elétrica LIGHT.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=WSTk-3oCAn8
Promovemos o desenvolvimento sustentável através da energia solar em 3 frentes de atuação: programa de energia sustentável, formação profissional em eletricidade e instalações solares e educação ambiental infantojuvenil. Chamamos nossa metodologia de trabalho de “Ciclo Solar“. As instalações são realizadas, operadas e mantidas pelos profissionais formados pela Revolusolar. E essa capacitação, aliada à educação infantojuvenil, promove o envolvimento da população local em todas as fases do projeto. Nossas frentes de atuação estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Programa de Energia Sustentável (PES)
Instalamos sistemas de energia solar fotovoltaica e realizamos projetos de eficiência energética dentro das comunidades em que atuamos. A combinação destas frentes contribui para reduzir despesas energéticas, promover o empoderamento local e contribuir com uma matriz energética mais sustentável.
Programa de Formação Profissional (PFP)
Capacitamos a população local, formando instaladores solares e eletricistas. A formação profissional promove o protagonismo e autonomia da comunidade e de seus moradores no projeto, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho e gerar novos empregos locais de qualidade.
Programa de Educação e Cultura (PEC)
Capacitamos professores, comunicadores e artistas locais para sensibilizar, conscientizar e engajar a comunidade no processo de transformação da transição energética. Por meio de oficinas de educação ambiental infantojuvenil e eventos culturais, envolvemos a população local no projeto e popularizamos o conhecimento sobre energia solar.
Fonte: https://revolusolar.org.br/o-que-fazemos/