Artigo
SER TÃO VELHO CERRADO- DOCUMENTÁRIO
O Ser Tão Velho Cerrado (2018), documentário de 1h e 36min, está disponível na Netflix e destaca a degradação que o Cerrado vem sofrendo. O documentário retrata o impacto ambiental e social imposto ao cerrado brasileiro, que sofre com o desmatamento intenso. Aborta também a importância do cerrado para o clima e os recursos hídricos do brasil, como um todo.
O filme mostra as grandes áreas do Cerrado que estão se transformando em pastagens e plantações de soja e o impacto desta destruição na qualidade do ar, fertilidade do solo, qualidade e quantidade de água disponível para abastecimento público. De modo didático o documentário explica que o desmatamento deste bioma é um dos mais antigos do mundo com cerca de 40 milhões de anos.
SINOPSE
Os moradores da Chapada dos Veadeiros, preocupados com o fim do Cerrado em Goiás, procuram novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente em que vivem. O desafio, agora, é conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto. Para isso, a comunidade científica, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente iniciam um diálogo delicado, mas necessário.
Fonte: https://razaoconsultoriaambiental.com.br/?p=1534
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5BZoEyBvXpc