Artigo
SUS fez a maior distribuição de renda já existente no País, por Drauzio Varella
Com décadas de experiência atendendo pacientes no sistema carcerário, o médico cancerologista Drauzio Varella faz uma reflexão, em entrevista ao UM BRASIL, sobre os motivos que jogam os brasileiros na vida do crime e como a guerra às drogas faz parte de um ciclo falido de políticas públicas contra a violência.
Na entrevista feita por Renato Galeno, o médico também rebate a visão comum sobre Sistema Único de Saúde (SUS), criticado por não conseguir atender com qualidade toda a população brasileira. Apesar dessa deficiência, o médico cancerologista Drauzio Varella afirma que o sistema é a maior revolução na história da medicina brasileira.
“Nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes ousou oferecer saúde gratuita para todos. É o maior projeto de saúde pública do mundo responsável pela maior distribuição de renda já existente no País. O Bolsa Família é brincadeira perto do SUS. A quantidade de gente que se beneficia do SUS é superior as pessoas que recebem o Bolsa Família. Esse aspecto da distribuição de renda ninguém discute”, enfatiza na entrevista ao UM BRASIL, iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Drauzio Varella ainda fala de outras questões de saúde pública preocupantes como o movimento antivacina e dos malefícios que a possível redução do imposto do cigarro pode causar. “Os antivacina são um bando de delirantes sem a menor formação científica. Eles cometem um crime [ao desestimular a vacinação infantil principalmente nas camadas mais pobres da população]. Tinha que ter um artigo no código penal que punisse essas pessoas”, critica.
A entrevista é parte de uma série fruto de parceria do UM BRASIL com a Brazilian Student Association (BRASA).
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XX-X1wRDaI4