Artigo
TRON- ENSINO DE ROBÓTICA EDUCATIVA
QUEM SOMOS
Somos uma startup que carrega em seu DNA o propósito de tornar a experiência de ensinar e aprender um fenômeno cativante por meio da tecnologia. Também, proporcionamos de maneira imediata a inovação dentro do contexto escolar por meio do método de ensino de robótica educativa desenvolvido por nós, o Método TRON, fazendo com que crianças, jovens e adultos EXPERIMENTEM O FUTURO.
Em 11 estados e no Distrito Federal, saudamos todos os visitantes ao tempo em que nos colocamos à disposição para fazer do mundo um lugar melhor por meio da educação. Criamos o Método TRON com a crença de que é por meio da tecnologia robótica que podemos desenvolver habilidades e diferenciais em nossos estudantes para um futuro que, cada vez mais, é tecnológico.
A ideia TRON Ensino de Robótica Educativa foi inspirada em tecnologia criativa colaborativa, trabalhando aspectos Open Source do movimento de Robótica, principalmente a tecnologia Arduino. O conceito principal foi colaborado na publicação dos dois livros que fundamentam a metodologia TRON, “Método TRON: um primeiro conceito” e “Método TRON: robótica passiva aplicada”.
Fonte: https://tron-edu.com/tron/quem-somos
A TRON possui, também, laboratórios tecnológicos com acesso público. Esses laboratórios possuem:
- Mobiliário
- Equipamentos de eletrônico para ensino de robótica
- Impressora 3D
- Drone
- Computadores
- Material didático
- Internet de alta velocidade
Os laboratórios construídos fazem parte do projeto Include, o qual visa a difusão de oportunidades de maneira justa, posicionando segmentos da sociedade historicamente excluídos, seja por preconceito ou opressão. Dentre os vários atores impactados, o projeto busca conceder iguais condições a mulheres, afro-descendentes, vítimas de todo o tipo de preconceito e exclusão, mostrando que a tecnologia, além de projetar resultados e estabilidade financeira, também é capaz de desfazer injustiças e resgatar pessoas, colocando-as em posição de agentes de desenvolvimento.
Idealização do projeto: Campus Party e CP Instituto.
Principais objetivos do projeto Include:
- Oferecer qualificação aos jovens de 10 a 18 anos para o mercado de trabalho
- Propiciar protagonismo às comunidades na utilização da tecnologia como meio para a resolução dos seus problemas
- Identificar meninos e meninas com idade entre 10 e 18 anos com QI maior de 140 e encaminhá-los para escolas adequadas
Fonte: https://tron-edu.com/tron/projeto-include
TRON desenvolve dispositivo em parceria com o artista Whindersson Nunes para que surdos e deficientes auditivos possam sentir a música
Foi isso o que aconteceu! Nessa data lançamos em parceria com o humorista piauiense Whindersson Nunes, o projeto de uma tecnologia assistiva para surdos, o Dispositivo MR, para que seja possível SENTIR a música e tornar a experiência musical ainda mais emocionante e abrangente.
O vídeo com os primeiros testes foi lançado no canal do YouTube do humorista no dia 24 de abril e logo sensibilizou e repercutiu em todo o território brasileiro, sendo noticiado em grandes canais como Hugo Gloss e no jornal Estadão (O Estado de São Paulo).
Como o dispositivo funciona?
O MR é um dispositivo que, quando afixado ao corpo, correlaciona as vibrações sonoras com vibrações "mecânicas" distribuídas pelo tórax com acelerações e pesos diferentes, interpretando dinamicamente em tempo real a estrutura musical, podendo-se trabalhar biofeedbacks em ritmo e harmonia. Logicamente não se trata de ouvir a música, mas de senti-la em tempo real por meio da sensibilidade do tato.
Considerando que a música é descrita por ondas, é possível transpormos a informação de um mecanismo para o outro. Assim, um algoritmo otimiza as vibrações, até mesmo das notas mais suaves, além dos efeitos de intensidade e transições.
O Dispositivo MR está sendo desenvolvido por nossa equipe com a tecnologia open source, o Arduino. Sua estrutura externa é construída em Máquinas 3D com um material biodegradável chamado PLA (ácido poliláctico). É de interesse dos desenvolvedores disponibilizar o projeto gratuitamente após a sua conclusão, para contribuir com a comunidade surda e científica e para que também qualquer pessoa consiga replicar e, assim, a experiência musical seja uma conquista para toda a comunidade surda.
Whindersson Nunes enfatiza ser uma grande conquista para a Comunidade Surda, principalmente na questão da inclusão em todos os espaços, quebrando essa barreira de que “a pessoa surda não pode ser incluída por meio da música”. Na verdade, o surdo pode ser incluído em qualquer lugar da sociedade, podendo sentir a música pela frequência e intensidade mecânica assim como também pela Língua de Sinais, a língua oficial dos surdos. Enfim, o surdo pode se desenvolver e é capaz, basta que surjam oportunidades para isso.
Assista o trecho da reportagem do Fantástico exibida no dia 18 de setembro. A reportagem mostra uma das tecnologias desenvolvidas pela TRON, que ecoou da aplicação do método em salas de aulas.
A tecnologia MR é uma prova de como a Robótica Educativa consegue promover alunos ao protagonismo de criar soluções com impactos reais, transbordando as salas de aulas.
Precisamos levar o Método TRON para mais escolas e desenvolvermos o país por meio de uma educação tecnológica, empreendedora, disruptiva e inclusiva.
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7DIk29Zg7vk
A TRON Robótica Educativa vem desenvolvendo há mais de 5 anos a cultura tecnológica em muitas escolas do País, sempre primando a inserção tecnológica dos alunos por meio da Robótica em suas mais diversas habilidades: Criatividade, Pensamento Computacional, Cultura Tecnológica, Empreendedorismo e Habilidades Sociais.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=n5F-JWklUDM