Conheça o Instituto Nina Rosa


 

PARA OS ANIMAIS NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ PENSA OU SENTE. PARA ELES, IMPORTA O QUE VOCÊ FAZ.

Minha vida como protetora de animais começou em 1994, aos 50 anos, quando minha companheira, a cadela Chica, partiu. Fiquei literalmente perdida, pois tínhamos uma relação muito forte de amizade e companheirismo.

Na época, tomava aulas com o professor e terapeuta do movimento Ivaldo Bertazzo, e uma das colegas de turma era a atriz e protetora Selma Egrei. Vendo minha tristeza, Selma sugeriu que eu distribuísse todo aquele amor, antes dedicado à Chica, para muitos animais, participando como voluntária de alguma ONG de defesa animal.

Agradecida, segui seu conselho, e durante 6 anos trabalhei voluntariamente para os animais, onde fosse necessária. Fui então conhecendo essa causa, que conta com pessoas tão amorosas, corajosas e determinadas.

Percebi, ao longo do tempo, a necessidade de um trabalho educativo que pudesse evitar maus-tratos e abandono de animais antes que eles ocorressem.

Surgiu então, em 2000, com meus 56 anos de idade, o Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida, com o intuito de trabalhar a educação e sensibilização de humanos.

Assim foi durante década e meia produzindo documentários, livros, cursos, participando de entrevistas, palestras pelo nosso Brasil e até ocasionalmente fora dele.

Até que, mais uma vez, seguindo minha intuição e os sinais que a vida me apresentava, senti que era hora de encerrar as atividades como ONG.

Feliz por já conhecer tantos ativistas e protetores independentes e também ONGs totalmente dedicados, cada um dentro de sua vocação, a cuidar dos nossos irmãos não humanos.

E, mais feliz ainda, por termos produzido esse amplo acervo de materiais educativos, que permanece disponível via internet a todos que tiverem interesse.

E importante informar, com gratidão, que esse acervo só está sendo belamente organizado, graças ao trabalho voluntário do Maurício Varallo – fundador da ONG Olhar Animal. Foi ele quem sugeriu ‘atualizar’ o site organizando todo o material produzido pelo Instituto durante a vida da ONG. Mais um bom motivo para minha grande alegria.

Dessa forma, convido todos a acessar, a utilizar todo esse material e a divulgar essa disponibilidade gratuita a todos que se importam com os animais. Eu continuo com eles, sempre!

Nina Rosa Jacob

Crédito: A ilustração no início desta página é de autoria de Nádia Moya.

 

Fonte: http://www.institutoninarosa.org.br/


Categorias:

Meio Ambiente | Animais |