Mobilidade verde: voos que reciclam CO2, carros elétricos e asfalto do futuro | Futurando


Mobilidade verde: voos que reciclam CO2, carros elétricos e asfalto do futuro | Futurando 30/09/20

Confira nesta edição do Futurando:

1:03 É possível curar a cegueira? Um cientista húgaro diz que sim, dependendo do tipo. Conheça a terapia capaz de tornar as células da retina sensíveis à luz.

8:02 Apesar de não enxergarmos, a atmosfera terrestre está lá. Do que ela é feita? É uma exclusividade do planeta Terra? Vamos explicar.

11:00 Alemanha e Suíça estão trabalhando paralelamente em projetos para tornar menos poluidores os voos. Em especial, os voos de longa distância, transatlânticos. Você vai saber qual a abordagem de cada país. (ERRATA: nessa reportagem citada acima consta a informação de que mais de 11 mil de litros de querosene são gastos diariamente durante voos em todo mundo. Na verdade, o dado se refere à quantidade gasta por segundo, e não por dia, como equivocadamente afirmamos. Pedimos desculpas pelo erro). 1

8:12 Em terra firma, carros elétricos prometem transporte silencioso a um preço ambiental barato. Será? Os veículos movidos a eletricidade são mesmo uma saída para o problema da poluição dos automóveis convencionais?

20:55 Pesquisadores estão tentando desenvolver um asfalto que consiga resfriar por completo à noite, mesmo nos dias muito quentes. Missão bastante difícil.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=r4HDTqLcdBE&t=240s

 

Avião do futuro: que inovações a indústria prepara?

 

Aviões queimam muito combustível e, consequentemente, poluem o meio ambiente – além de serem muito barulhentos. Estudantes e cientistas da Alemanha pesquisam como fazer aeronaves mais silenciosas e mais ecológicas. Grandes motores eletrônicos, uma nova aerodinâmica e o uso de novos materiais sinalizam um caminho possível para um futuro sustentável no setor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=o6oc64VNZ4o&t=133s


Categorias:

Tecnologia | Mobilidade | Energia Sustentável | Sustentabilidade | Mobilidade Urbana |