O Que São Primeiros Socorros e Qual Sua Importância


O Que São Primeiros Socorros e Qual Sua Importância

O atendimento realizado no local dos fatos e de maneira improvisada até a chegada do socorro profissional é o princípio de primeiros socorros. Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas ainda não sabem o que são primeiros socorros e qual a importância de se ter um conhecimento básico sobre prestar um auxílio imediato em caso de emergência.

Como o próprio nome já diz os primeiros socorros são medidas tomadas imediatamente, ou logo após, uma pessoa apresentar, por exemplo, sintomas que possam indicar que ela esteja em perigo de morte. Essas medidas visam sanar, ou estabilizar a vítima, até que ela seja atendida por profissionais especializados.

Ter conhecimento sobre algumas técnicas pode salvar vidas. Não precisa ser uma vítima de atropelamento, algo bem simples como engasgar ou situação de desmaio pode colocar uma vida em risco se ela não tiver o atendimento adequado. Devido a situação apresentada acima, muitas empresas têm disponibilizado o treinamento básico sobre primeiros socorros a seus funcionários.

Neste artigo veremos mais sobre como medidas simples como esta podem ajudar a reduzir as consequências em situações que com o conhecimento básico seriam resolvidas na hora.

Qual a importância no meio corporativo, principalmente em indústrias?

Apesar do ideal é que a vítima seja atendida imediatamente por um médico ou um socorrista profissional, nós sabemos que isso nem sempre é possível. Principalmente nas empresas, onde tudo pode acontecer muito rápido e em questões de segundos um quadro simples pode se agravar.

A chegada desses profissionais da saúde costuma demorar alguns minutos, portanto, alguém com conhecimentos em primeiros socorros pode estabilizar a situação até a chegada de socorro.

Pensando nisto, muitas empresas têm investido na capacitação de alguns colaboradores, através de palestra de primeiros socorros, por exemplo. Além de serem procedimentos que salvam vidas, esses treinamentos envolvem a questão social, e mostram também a preocupação da corporação com a preservação da vida, e a valorização do colaborador como pessoa.

Vale ressaltar que os conhecimentos adquiridos através da palestra não ficarão exclusivos ao ambiente de trabalho, pois os fundamentos básicos serão utilizados no dia a dia pessoal dos funcionários.

Medidas simples que podem salvar vidas!

O ideal é que o primeiro socorro seja realizado por uma pessoa que foi capacitada em um treinamento de primeiros socorros, mas existem algumas medidas que muito simples que podem ser tomadas e que podem mudar todo o final da história.

Essas medidas são:

- Verificar a passagem de ar da vítima.

- Prestar atenção à sua respiração.

- Verificar a circulação.

Essas medidas se baseiam no que se chama de três “R”:

- Rapidez no atendimento.

- Reconhecimento de lesões.

- Reparações das lesões.

Como podem ser ajudados os socorristas?

Para que o socorro seja realizado de maneira correta, visando a preservação da saúde da vítima, o profissional socorrista precisa saber de todos os detalhes envolvidos, como por exemplo informações básicas da saúde da vítima, a quanto tempo ela se encontra naquela situação, como foi que tudo aconteceu, e demais auxílios solicitados por eles.

É importante que a pessoa que presta esse primeiro socorro mantenha, principalmente a calma. Só assim ela consegue prestar uma assistência corretamente. Outro ponto importante é estar sempre atento aos sinais que a vítima apresenta, e se possível solicitar auxílio de alguém próximo. O ideal é sempre comunicar um órgão público o mais rápido possível, como o SAMU, por exemplo.

Apesar dessas medidas serem cruciais para o conhecimento de qualquer indivíduo, e efetivamente salvarem uma pessoa, uma análise clínica, realizada por um profissional competente, não é dispensável. Os primeiros socorros podem estabilizar a pessoa até a chegada de um atendimento especializado, mas só um médico vai saber avaliar corretamente o caso.

Caso a pessoa que esteja prestando o primeiro socorro se depare com uma situação e não saiba o que fazer, deve imediatamente ligar para os bombeiros (telefone 193). Eles irão passar orientações por telefone, e que podem proporcional a estabilização do quadro até a chegada do atendimento especializado.

Já deu para perceber a importância de ter alguém preparado por perto em um momento como este, não é? Se você deseja capacitar seu funcionário quanto a isso, veja o conteúdo de nossa palestra de primeiros socorros. Desde 2010 a Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras interativas com metodologia reconhecida no mercado.

Autor Rafael Lobo Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Fonte: Conceito Zen - https://www.conceitozen.com.br/o-que-sao-primeiros-socorros-e-qual-sua-importancia.html

 

A Importância dos Primeiros Socorros nas Empresas

Funcionários instruídos sobre práticas de primeiros socorros podem salvar vidas dentro do ambiente de trabalho. Uma das principais obrigações das empresas é manter os funcionários longe de ameaças. Por outro lado, se algum problema acontecer, é preciso estar atento e realizar os atendimentos de primeiros socorros. Com técnicas simples é possível inclusive salvar uma vida.

Neste contexto, é preciso dar uma atenção especial para os equipamentos e técnicas de primeiros socorros dentro do ambiente empresarial. Pequenos detalhes podem ser fundamentais no momento de executar uma ação rápida e emergencial com algum funcionário ferido.

Primeiros socorros nas empresas

A Lei indica que as empresas devem possuir um kit especifico para a prática dos primeiros socorros e também uma pessoa especializada em realizar os atendimentos do tipo. É fundamental ter treinamento para agir de acordo com as necessidades da atividade exercida, evitando problemas mais graves. As empresas que não possuem esse tipo de equipamento podem ser multadas em uma possível vistoria de segurança.

Kit de primeiros socorros :

O kit deve ser montado de acordo com as atividades prestadas em tal empresa, indica a Norma Regulamentadora (NR) 7. Portanto, o kit de primeiros socorros deverá ser diferente em um empreendimento de fabricação de cerâmicas para um de contabilidade. Os materiais devem ficar dentro de uma maleta de fácil identificação.

Kit simples de primeiros socorros :

As empresas que possuem baixa taxa de acidentes e que oferecem pouco risco de problemas graves aos funcionários devem manter bolsas térmicas, para a aplicação de compressas quentes e frias, ajudando no tratamento de lesões.

Entre os itens básicos estão:

- Algodão;

- Ataduras;

- Fita crepe;

- Esparadrapo;

- Fita adesiva para curativos;

- Gaze;

- Tesoura mayo com ponta redonda;

- Antissépticos;

- Pinça;

- Luvas para procedimentos.

Kits de Primeiros Socorros avançados :

 Conforme as atividades da empresa, itens específicos devem ser incrementados no kit de primeiros socorros. Dependendo da importância, equipamentos para imobilização devem ser inseridos, como talas e colar cervical. Em todos os casos os kits devem conter proteções para os socorristas, como máscaras e óculos, além de luvas.

Importância do treinamento

O kit de primeiros socorros deve estar ao acesso dos responsáveis pela ação, de maneira fácil e ágil. Mas, antes disso eles precisam receber um bom treinamento, capacitando para essa função tão importante em uma empresa. As ações prestadas logo após um acidente ajudam a determinar como será a recuperação do colaborador ou mesmo o salvamento de sua vida.

A Conceito Zen possui uma palestra bem didática e com abordagem diferenciada para os funcionários da empresa. Mesmo que a pessoa nunca tenha aprendido nada sobre primeiros socorros, após a palestra ela terá uma noção bem realista do que fazer e principalmente sobre o que não fazer em situações de emergência.

Para saber mais a respeito do conteúdo de nossa palestra de primeiros socorros, clique aqui. Desde 2010 a Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras interativas e com grande aceitação no segmento de apresentações corporativas.

Prazo de validade do Kit

Não basta apenas possuir uma maleta com itens para a segurança dos funcionários, é preciso fazer a manutenção regularmente. Alguns itens possuem data de validade e perdem a serventia com o passar do tempo. Dessa forma, é preciso ficar atento no período indicado nos rótulos e fazer as substituições quando necessário.

Análise de riscos

Antes de montar o kit de primeiros socorros é fundamental a empresa fazer uma análise sobre os riscos que oferece, dessa forma montando um kit adequado com as necessidades impostas pelas atividades exercidas no ambiente de trabalho.

Além disso, como já citado, é preciso também investir em preparações específicas para que em cada situação que possa ocorrer, dependendo do tipo de atuação da empresa, os funcionários tenham capacidade de agir em medidas emergenciais e possam tomar a atitude correta na primeira intervenção após o problema.

O que não pode ter no kit?

O kit de primeiros socorros não deve conter medicamentos de nenhuma espécie, nem mesmo analgésicos. O Decreto 20.931/32 é bem especifico quanto a essa questão, criminalizando a ação de prescrever remédios de qualquer categoria sem ter a capacitação adequada para tal fundamento. 

Autor Rafael Lobo Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Fonte: Conceito Zen - https://www.conceitozen.com.br/a-importancia-dos-primeiros-socorros-nas-empresas.html


Categorias:

Trabalho | Saúde | Educação | Relações Interpessoais | Medicina | Segurança | Altruísmo |